segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Encadernação


Sábado último, depois de muitas negociações por conta de acertos de agenda e horários, consegui marcar uma aula com Ricardo Ferreira.
Ricardo é Encadernador e conta com orgulho que se apaixonou por esta arte a partir de um curso que fez com o propósito de restaurar seu acervo particular de Monteiro Lobato. E o que começou como hobby hoje é sua principal atividade. Daí já dá pra ter-se uma idéia de como este homem faz o seu trabalho né? Com profundo amor e capricho.
Por ser professora há muitos anos, sou uma criatura bem difícil, admito. Mas, por sorte,tenho um certo feeling para descobrir mestres que dispensam os teores didáticos e banais da forma para transmitir os valores essenciais de sua arte e claro que não deu outra, Ricardo é mais um disseminador de belezas, que resgata, respeita e propaga os valores ancestrais deste universo que é a Encadernação e o Restauro, e quem gosta tanto de livros só pode ser gente boa!


Por um probleminha de  tendinite (que insiste no inverno) tenho evitado dirigir, então o marido foi me levar ao curso no sábado e adivinhem...Ao entrar no ateliêr e sentir o cheirinho de papel, cola, prensas e ferramentas não resistiu e fez a aula também! Olha a alegria dele!
Edilson foi criado dentro de uma gráfica. Seu pai era gráfico e tinha uma pequena empresa que trabalhava com impressão e acabamento e dá-lhe histórias...durante toda aula ficamos papeando sobre tecnicas, materiais, equipamentos e como resgatar tudo isso é importante, independente de toda tecnologia atual, para não se perder o gosto pela manualidade na arte da comunicação.
Programão de sábado a tarde...delícia!

Este é o caderno que estou preparando, capa com encadernação em tecido adesivo e cadernos internos em tres cores, ainda em fase de acabamento, na ´próxima aula faremos a costura Longstitch e depois de prontinho posto fotos aqui.

Obrigada Ricardo e Edilson, o encontro foi muito bacana!

Abraço apertado

Nivia

* Ricardo Ferreira = http://urupes.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Nívia, você conseguiu dizer com maestria tudo o que o Ricardo é! A forma de transmitir o conhecimento me cativou desde o primeiro contato telefônico com ele.
    Professores assim, figuram a lista de extinção!
    Seu lindo caderno será o primeiro de muitos!
    Abraços,

    ResponderExcluir

Terei o maior prazer em ler o seu recado. Obrigada.